Bem-vindos ao Blog do site de Desporto e Educação Física www.desportoweb.com.sapo.pt Visitem

terça-feira, julho 12, 2005

osteoporose e actividade física

No tratamento da Osteoporose , a atividade física deverá ser praticada com o principal intuito de interromper a perda óssea, ao invés de se esperar um grande aumento na densidade mineral óssea (DMO) dos praticantes.
Assim como os músculos, os ossos permanecem fortes com a prática regular de exercícios . A manutenção da massa óssea, ou o seu incremento, parece estar relacionada não só com a contração muscular, mas também com a ação da gravidade e com o estresse mecânico a que o osso está submetido. Reforçando o efeito da ação da gravidade, observou-se notável perda óssea em astronautas que retornaram de missões especiais. Observou-se que após passarem 10 dias no espaço, livres da ação da gravidade, os astronautas perderam grande parte do conteúdo dos ossos do calcanhar. Outro fato importante é que as pessoas que não correm habitualmente possuem 1/5 a menos de conteúdo mineral do fêmur do que os corredores de longas distâncias. Sabe-se ainda que um período de seis meses na cama pode extrair dos ossos cerca de 40% do seu conteúdo mineral.
Exercícios com sustentação do peso do corpo, como caminhada, jogging e dança, foram os primeiros exercícios de terapia prescritos para reduzir a perda óssea associada à menopausa. Recentes pesquisas sugerem que exercícios de sobrecarga em locais específicos e com impacto promovem um estímulo mais efetivo, ou seja, o exercício não tem somente um efeito sistêmico, mas também um efeito local sobre o osso, visto que o tecido ósseo é sensível às demandas que agem sobre ele e responde prontamente a elas, fazendo com que cada modificação de um osso seja acompanhada por uma alteração específica na arquitetura interna.
Exercícios com pesos ou aqueles em que o indivíduo tem que suportar o peso corporal foram os mais estudados até agora e se mostraram bastante eficientes para estimular o efeito piezelétrico no osso, gerando maior atividade osteoblástica e aumentando a formação óssea através do incremento da síntese de proteínas e de DNA (RASO et al.,1997). Fiatarone et al.(1990), evidenciam que o treinamento de força muscular de alta intensidade (80% de uma repetição máxima) realizado 3X/semana, durante o período de um ano, promove o incremento de dois gramas no conteúdo total de mineral ósseo no mesmo intervalo de tempo.
O American College of Sports Medicine (ACSM) preconiza que um programa de atividades físicas para portadores de osteoporose deverá enfatizar a força e o impacto ,a flexibilidade, a coordenação, o equilíbrio e o condicionamento cardiovascular, já que esses fatores contribuirão indiretamente para a melhora da Osteoporose, pois diminuirão do risco de queda e habilitarão o idoso a ter um estilo de vida mais ativo, evitando assim a perda óssea pela inatividade. Isso nos leva a crer que não somente atividades de alto perfil osteogênico (como musculação , caminhadas) são indicadas contra a osteoporose. O fortalecimento muscular do idoso fará maior pressão nas estruturas ósseas vizinhas. O desenvolvimento do equilíbrio levará o idoso a ter maior consciência corporal , com menor risco de quedas. Atividades físicas de caráter aeróbio também beneficiarão o idoso, por darem a ele uma maior disposição para as tarefas diárias, permitindo com que ele desenvolva o hábito de uma vida mais ativa."em cdof.com.br"

4 Comments:

Anonymous Kassia said...

Olá, adorei seu Blog!! Sou professora da academia e personal treiner, gostaria de mais informação sobre musculação na osteoporose!! Tenho 02 alunas!
Os exercícios mais indicados, livres ou máquinas séries, intensidade, um programinha legal!! Ficarei grata!!
Um grande abraço!!
Kassia Dutra. kassiadt@bol.com.br

3:03 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Bonjour I'd like to thank you for such a terrific made forum!
Was thinking this is a nice way to make my first post!

Sincerely,
Hilary Driscoll
if you're ever bored check out my site!
[url=http://www.partyopedia.com/articles/animal-party-supplies.html]animal Party Supplies[/url].

7:34 da manhã

 
Anonymous Anónimo said...

[url=http://www.kfarbair.com][img]http://www.kfarbair.com/_images/_photos/photo_big7.jpg[/img][/url]

מלון [url=http://www.kfarbair.com]כפר בעיר[/url] - אינטימיות, [url=http://kfarbair.com/services.html]שקט[/url] . אנו מספקים שירותי אירוח מיוחדים גם ישנו במקום שירות חדרים הכולל [url=http://www.kfarbair.com/eng/index.html]אחרוחות רומנטיות[/url] במחירים מיוחדים אשר מוגשות ישירות לחדרכם...

לפרטים נא לפנות לאתרנו - [url=http://kfarbair.com]כפר בעיר[/url] [url=http://www.kfarbair.com/contact.html][img]http://www.kfarbair.com/_images/apixel.gif[/img][/url]

4:31 da manhã

 
Anonymous Anónimo said...

top [url=http://www.001casino.com/]001casino.com[/url] hinder the latest [url=http://www.casinolasvegass.com/]casinolasvegass.com[/url] unshackled no deposit perk at the best [url=http://www.baywatchcasino.com/]charitable casino games
[/url].

11:04 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home