Bem-vindos ao Blog do site de Desporto e Educação Física www.desportoweb.com.sapo.pt Visitem

quinta-feira, maio 19, 2005

IMC - Obesidade

Constitui nos dias actuais, a ferramenta mais utilizada para diagnóstico quantitativo da obesidade, devido à sua simplicidade e boa correlação com a adiposidade corporal.
O índice de massa corporal (IMC) é uma simples relação entre o peso corporal e a estatura. A teoria que há por detrás deste método é que as proporções peso/altura, na população em geral, têm uma relação positiva com a percentagem de gordura corporal.
É usualmente utilizado como indicador da obesidade e esta relacionado com um maior risco de doenças cardiovasculares.
O índice de Massa Corporal (IMC) é uma fórmula que indica se um adulto está acima do peso se está obeso ou abaixo do peso ideal considerado saudável.
Antes de tudo, é preciso salientar que o Índice de Massa Corporal é apenas um indicador, e não determina de forma inequívoca se uma pessoa está acima do peso ou obesa.
A fórmula para calcular o Índice de Massa Corporal é:
IMC = Peso Corporal (kg) / Altura 2 (metros)
Se o resultado obtido for superior a 27,8 kg/m2 se for homem, ou 27,3 kg/m2 se for mulher a pessoa encontra-se com excesso de peso.
A Obesidade é considerada um problema de saúde pública, pois sua complexidade e suas causas têm desafiado especialistas da área de saúde (Clínica, Cirúrgica, Educação Física, Psicologia etc.). As alterações fitopatológicas associadas a essa doença comprometem grande parte dos sistemas do organismo, dificultando ainda mais seu tratamento.

Hugo Cruz, 2004, CAF