Bem-vindos ao Blog do site de Desporto e Educação Física www.desportoweb.com.sapo.pt Visitem

terça-feira, maio 31, 2005

Cor vermelha vencedora...interessante

O equipamento vermelho pode bem ser a chave da vitória em competições desportivas, de acordo com um estudo publicado na última edição da revista Nature. Investigadores da Universidade de Durhan, nos Estados Unidos, afirmam que se verifica um aumento significativo de vitórias entre os encarnados de todo o mundo.

Os investigadores tomaram como referência as competições de quatro modalidades - taekwondo, luta greco-romana, boxe e luta livre – nos últimos Jogos Olímpicos de Atenas. Nestes desportos, os atletas usam protecções e capacetes vermelho ou azul, atribuídas por sorteio.
Para os especialistas, «se a cor não tivesse qualquer tipo de efeito, o número de vencedores que usaram o vermelho deveria ser, de acordo com a simples estatística, semelhante ao daqueles que usaram azul. No entanto, os dados demonstraram que se registava um aumento significativo aumento das vitórias entre os que vestiram de encarnado».

Os estatísticos analisaram também os resultados do Euro´2004, durante o qual as equipas que se apresentavam de vermelho – Espanha, Portugal, República Checa, Dinamarca e Letónia – tiveram bons resultados e jogaram pior quando usaram o equipamento alternativo, na maioria dos casos, branco. «Os cinco países tiveram uma actuação muito melhor quando vestiram de vermelho e, logo, marcaram mais», assinalam.

Os resultados explicam-se, dizem os autores do estudo, com o facto de a coloração vermelha estar associada a animais com níveis mais altos de testosterona, melhor aptidão física e mais agressivos, um efeito que se poderia operar também nos seres humanos


artigo completo em http://in.rediff.com/getahead/2005/may/19red.htm, forum desportistas